O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, voltou a ser atacado por Gleisi Hoffmann. A petista chamou o dirigente de “bolsonarista” e “especulador”
Em meio às incertezas provocadas pela alteração da meta fiscal, o governo Lula voltou a culpar o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, pelos resultados abaixo da expectativa na economia.
Desta vez, a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), chamou Campos Neto de “especulador” e “medíocre”. O ataque acontece após o dirigente do BC criticar a decisão do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), de trocar o superávit fiscal de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) por déficit zero em 2025.
“Como é que pode um país do tamanho do Brasil ficar sujeito a especuladores medíocres como o presidente bolsonarista do BC? Campos Neto conseguiu tirar do horizonte a trajetória de redução dos juros, dizendo exatamente que não consegue enxergar o horizonte”, atacou Gleisi, após o presidente do BC sinalizar a tendência de reduzir o corte de juros.
O que Gleisi Hoffmann já falou sobre Campos Neto
Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a deputada federal Gleisi Hoffmann tem sido a mais ferrenha crítica do presidente do Banco Central. Confira outros ataques promovidos pela presidente do PT contra o dirigente.
Março – 2024
“Política Monetária ameaçadora”
“É uma política monetária que segue ameaçando o país, mas a gente não vê uma linha de crítica na mídia sobre isso. Ao contrário, Folha dá espaço hoje para o Campos Neto defender ainda mais autonomia para o BC”.
Novembro – 2023
“Baixo crescimento”
“O Brasil só não cresceu mais neste ano porque o presidente do Banco Central permanece sabotando o país, apesar de suas posições neoliberais terem sido derrotadas nas urnas”.