Comitiva brasileira conta com 10 deputados. A intenção da missão é denunciar abusos de autoridade e violação dos direitos humanos
Embora os acontecimentos não tenham sido planejados, deputados federais da oposição já estão na Europa para denunciar casos de violação de direitos humanos contra políticos, cidadãos e jornalistas. O convite é de autoria do vice-presidente do grupo dos Reformistas e Conservadores europeus, o deputado Hermann Tertsch.
A comitiva brasileira chegou em Bruxelas, na Bélgica – sede do Parlamento Europeu – em meio à escalada de tensão entre o Supremo Tribunal Federal e o proprietário do X, Elon Musk.
“A vida inteira parlamentares da extrema esquerda viajaram para a Europa para fazer as suas denúncias contra qualquer governo que não fosse o deles”, declarou a deputada Bia Kicis (PL-DF).
“Mas a narrativa agora é que os parlamentares da direita que viajam para interagir com a direita de outros países estão atacando a soberania Brasileira e participando de ataques orquestrados. Tomem vergonha! Vocês realmente odeiam a democracia!”, protestou a parlamentar.
No Parlamento europeu com Parlamentares que lutam pela liberdade. @Rob_Roos @BolsonaroSP @GayerGus @hermanntertsch @EduardoCader @PollonMarcos pic.twitter.com/pAvFIBgwSm
— Bia Kicis (@Biakicis) April 9, 2024
Comitiva brasileira na Europa conta com 10 parlamentares
Além de Bia Kicis, compõem a delegação os deputados Gustavo Gayer (PL-GO), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Julia Zanatta (PL-SC), Débora Menezes (PL-AM), Luiz Phillippe de Orleans e Bragança (PL-RJ), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Marcos Polon (PL-MS), Ricardo Salles (PL-SP) e Ulysses Freitas.
A cobertura do evento está sendo feita pelo advogado e jornalista, Marco Antonio Costa do Fio Diário.
“Os europeus ficaram chocados com o que os deputados brasileiros falaram. Eles não sabiam de casos como o da “importunação da baleia, por exemplo. Tem sido muito produtivo”, comentou Costa.