Search
Close this search box.

Na contramão popular, entidade católica defende direito à saída temporária de presos

Saída

Saída temporária foi defendida pela CNBB em carta enviada ao Congresso Nacional

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou um artigo nesta quarta-feira (24) em defesa à manutenção das saídas temporárias de presos, recentemente barradas por votação no Congresso Nacional. No texto, a entidade católica pede a deputados e senadores que não derrubem o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao principal trecho do texto: o que permite visita aos familiares em ocasiões especiais.

“A Conferência Nacional dos Bispos Brasil-CNBB manifesta ao Congresso Nacional, em consonância com sua Tradição explicitada na Doutrina Social da Igreja e com os objetivos do sistema penal brasileiro, que o veto parcial submetido aos parlamentares para avaliação seja mantido”, escreveu a CNBB.

Embora os bispos destaquem a importância das leis, a mensagem da CNBB ainda destaca que o sistema estatal “deve favorecer a reinserção das pessoas condenadas e promover uma justiça.”

“A legislação brasileira tem as mesmas premissas de reinserção gradual de nossas irmãs e irmãos na sociedade. As saídas temporárias no decorrer do cumprimento da pena respondem a essas premissas”, aponta a nota.

Derrite questiona méritos da saída temporária de presos

O deputado federal licenciado e secretário de segurança do estado de São Paulo, Guilherme Derrite, rebateu a tese de ressocialização de presos defendida pela CNBB, Relator do projeto na Câmara, Derrite escreveu na Revista Oeste que o veto de Lula – justificado como um gesto cristão – “não levou em conta as consequências do assassinato do sargento Roger Dias da Cunha, vítimas de presos que usufruíram da saída temporária.

 

“Onde estão as garantias constitucionais e a moralidade cristã dos familiares do sargento Dias”, questionou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aproveite 20% OFF