Search
Close this search box.

MST encerra Abril Vermelho com recorde de invasões e “reclamação” contra Lula

MST

MST promoveu 35 invasões de propriedades privadas em abril, marca 150% superior a de 2023

O Abril Vermelho chegou ao fim, e com ele a confirmação da conivência do governo com as invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Isso porque um levantamento revelou aumento de 150% nas ações do MST em propriedades privadas no mês passado, totalizando 35 invasões. O balanço tomou como base dados divulgados pelo próprio MST. 

A organização – que costuma aterrorizar famílias de agricultores e empresários – justificou o crescimento dos ataques à lentidão da reforma agrária. Recentemente, o governo federal prometeu assentar 295 mil famílias com investimentos de R$ 567 milhões no programa batizado como “Terra da Gente”.

Um dos diretores nacionais do movimento, Ceres Hadich, afirmou que o aumento de invasões se deve aos poucos resultados práticos apresentados pelo governo Lula em dois anos.

“Por mais que haja esforço do governo Lula em sinalizar a retomada da reforma agrária, isso ainda não se deu massivamente”, criticou a dirigente sem-terra em entrevista ao jornal. “Tivemos a retomada de um processo de regularização, mas ainda há um passivo que não foi sequer mexido. Por isso, seguimos na luta para posicionar isso como uma demanda urgente”.

Governo Lula culpa Bolsonaro por “lentidão”

Já o Ministério do Desenvolvimento Agrário, chefiado por Paulo Teixeira, diz que a pasta tem limitações financeiras para concluir o processo. A desculpa oficial é que o programa de reforma agrária estava paralisado no governo Bolsonaro.

A informação é inverídica. Entre 2019 e 2022, mais de 400 mil títulos de propriedades foram cedidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária a assentados. Desse total, 124.954 são referentes ao último ano da gestão anterior.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aproveite 20% OFF