Ministro Mauro Vieira também afirmou ignorar a importância do embaixador de Israel. Declaração diverge da reação de petistas sobre o encontro do diplomata com Bolsonaro
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, voltou a demonstrar desdém sobre o embaixador de Israel, Daniel Zonshine. Em entrevista concedida a emissora por assinatura Globonews,, o chanceler brasileiro disse “desconhecer” o diplomata israelense e ainda minimizou qualquer possibilidade de Jair Bolsonaro ter colaborado com a liberação da saída dos cidadãos brasileiros que estavam em Gaza à espera de cruzar a fronteira de Raffa, no Egito.
Na última sexta-feira, as autoridades egípcias anunciaram que a lista de repatriação contendo 32 brasileiros e 2 estrangeiros havia sido aprovada para o retorno ao Brasil, após sete tentativas fracassadas.
O anúncio ocorreu um dia após Jair Bolsonaro contatar o Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu, e em seguida ao encontro com o embaixador de Israel no Brasil, Davi Zonshine. A reunião, ocorrida durante evento na Câmara dos Deputados, provocou declarações pesadas de deputados governistas, que chegaram a pedir a expulsão do diplomata do país.
Ao ser perguntado sobre o papel de Zonshine na saída dos brasileiros do coração do conflito com o Hamas, Vieira preferiu ignorar qualquer papel do embaixador.
“Eu não o conheço. Apenas falo com o chefe dele”, se referindo ao Ministério das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen.
Ministro minimiza qualquer função de Bolsonaro na liberação de brasileiros
Mauro Viera também demonstrou irritação ao ser perguntado sobre Bolsonaro, e a respeito do papel do brasileiro na resolução do imbróglio internacional.
“Eu posso dizer que todo o esforço para a libertação dos brasileiros, desde o início, foi feito pelo governo do presidente Lula, por instrução dele, ressaltou.
“Eu fui o interlocutor de todos os contatos com todos os governos envolvidos, e foi isso que resultou na conclusão exitosa desse acordo entre todos os países envolvidos. Isso é o que eu posso dizer”, garantiu o chanceler.