Search
Close this search box.

Ministro Gilmar Mendes sofre derrota na justiça de São Paulo

Ministro do STF

Um ministro do STF ainda é intocável? Ao menos no recente caso julgado pela justiça paulista, um deles poderá ter de responder por suas eventuais falhas.

Pelo placar indiscutível de cinco votos a zero, o Tribunal de Justiça de São Paulo condenou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, a pagar uma indenização de R$ 50 mil por danos morais. A vítima vencedora da causa é o advogado Modesto Carvalhosa, um dos mais respeitados juristas e professores de Direito do Brasil. Ainda cabe recurso, segundo a justiça.

Na ação, a defesa de Carvalhosa alegou que o ministro do STF teria proferido “declarações caluniosas, difamatórias e inverídicas em pelo menos seis oportunidades (quatro julgamentos e duas entrevistas), visando lesar sua honra em ambientes de grande repercussão”.

“As ofensas foram, entre outras, chamá-lo de falso professor, quando todos sabem que ele deu aula por décadas no Largo São Francisco, além de acusá-lo de usar o acordo da Petrobras na Lava Jato para beneficiar seus clientes”, explicou o advogado de Carvalhosa, Martin Della Valle.

Ministro Gilmar Mendes contesta acusação

Em contestação à acusação, o ministro Gilmar Mendes suscitou sua ilegitimidade para figurar no polo passivo da ação, uma vez que os eventos relatados pelo autor se deram no exercício de sua função no STF e que os magistrados “podem fundamentar suas decisões e manifestações com fatos e argumentos diversos, ainda que não diretamente ligados ao processo”.

O processo encerrado nesta semana tramitou durante quase um ano na corte paulista. Em 2019, Carvalhosa chegou a pedir o impeachment de Gilmar Mendes, justificando informações obtidas pelo Ministério Público Federal na operação Lava Jato. Segundo observou Carvalhosa, Gilmar Mendes teria atuado a favor de Paulo Vieira de Souza – o Paulo Preto -, acusado de desviar recursos quando atuava como diretor da Desenvolvimento Rodoviário SA (Dersa).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *