Search
Close this search box.

Ministro Flávio Dino foi avisado com antecedência sobre ataques de 8 de Janeiro, diz jornal

A Abin (Agência Brasileira de Inteligência) enviou com dias de antecedência ao ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA) documentos com alerta de possíveis invasões e ações violentas nos prédios dos três poderes, em Brasília. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de São Paulo nesta sexta-feira (28).

O então chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Gonçalves Dias, também foi informado com antecedência, de acordo com documentação oficial.

Segundo a reportagem, o relatório que apontava os alertas da Abin foi encaminhado à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional no dia 20 de janeiro.

Mais detalhes da reportagem indicam que o parecer da Abin foi enviado inicialmente para a Diretoria de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em seguida, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal também ficaram cientes.

De forma simultânea, a apuração do órgão foi enviado ao celular do general Gonçalves Dias (GSI) dois dias antes da invasão, no dia 6 de janeiro.

Ministro Flávio Dino e Gonçalves Dias foram alertados com antecipação

Menos de 24 horas antes dos ataques acontecerem em Brasília, mais informações foram liberadas às autoridades. De acordo com a Folha de S. Paulo, às 10h30 tanto o GSI como o Ministério da Justiça foram alertados para a chegada de 18 ônibus no Distrito Federal.

“Mantêm-se convocações para ações violentas e tentativas de ocupações de prédios públicos, principalmente na Esplanada dos Ministérios”, aponta a mensagem.

Já no dia 8 de Janeiro, o “general do Lula”, Gonçalves Dias, recebeu um aviso às 8h53 da manhã – novamente, em seu celular.
O texto apontava que cerca de 100 ônibus estavam em Brasília para “os atos previstos na Esplanada”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aproveite 20% OFF