Ministro Juscelino Filho acumula acusações de irregularidades no Governo Lula, segundo jornal
A história das irregularidades administrativas supostamente cometidas pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA) teve mais um desdobramento nesta sexta-feira (21).
Segundo reportagem do Metrópoles, o integrante do governo Lula teria embolsado dinheiro de viagens para desfrutar de finais de semana e emendar “a folga” quando o evento oficial estava marcado para sexta-feira, ou até mesmo na segunda-feira.
A notícia de hoje entra para a coleção de denúncias feitas contra o ministro. Como o Paradoxo BR já mostrou, Juscelino Filho é acusado de uso indevido de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir a um leilão de cavalos de raça, além de ter permitido que seu sogro usasse seu gabinete em Brasília.
O ministro também foi denunciado por aprovar obras de pavimentação em estrada que leva até uma propriedade de sua família no Maranhão.
Já a reportagem divulgada hoje aponta que Juscelino Filho marcou compromissos oficiais, em pelo menos 8 oportunidades, em uma sexta ou segunda-feira para benefício próprio.
Com agenda uma “estrategicamente” atrelada aos finais de semana, o ministro teria pernoitado em locais “de trabalho” por ao menos três dias. As supostas irregularidades teriam acontecido em Portugal, Espanha, China, Estados Unidos, Suécia e Finlândia. No Brasil, os destinos “suspeitos” foram São Paulo e Minas Gerais.
Ministro das Comunicações teria usado dinheiro público para passear em Las Vegas
Na viagem à capital paulista, por exemplo, a reportagem indica que Juscelino recebeu do governo Lula R$ 3 mil para hospedagem de 4 diárias e meia. Na ocasião, a missão do ministro tinha apenas dois dias de duração, mas os recursos não voltaram para os cofres públicos.
Já em Portugal, o custo foi de R$ 10 mil para 4 diárias, sendo que o evento teve a duração de apenas um dia. Há ainda o caso reportado pelo site sobre uma “escapada” para os EUA, quando Juscelino Filho viajou para a China. A estadia do ministro no país asiático foi de 11 a 15 de abril. Porém, fora dos compromissos oficiais, Juscelino decidiu passear em Las Vegas, nos EUA, onde permaneceu até o dia 20.