Com cerca de 56% dos votos úteis a favor, Javier Milei derrubou Sergio Massa e a esquerda do poder na Argentina
Com cerca de 90% das urnas apuradas, o candidato da Libertad Avanza, Javier Milei, já pode ser considerado o 52º presidente da Argentina. Segundo o jornal “El Clarín”, Milei conta com 46% dos votos válidos contra 44 do esquerdista Sergio Massa, do partido Unión Pela Pátria, que representava a situação.
Apesar de contar com a minoria de parlamentares no Congresso Nacional, Javier Milei deverá governar, inicialmente, o país através de decretos emergenciais – uma espécie de MP (Medidas Provisórias). Os analistas acreditam que os decretos, com validade de 6 meses, irão mirar corte de impostos, gastos públicos, reforma do Banco Central, além da revisão da política de exportação do país.
Milei vitorioso: Mercosul será dominado pela direita
Com a vitória de Milei confirmada neste domingo (19), o Mercosul voltará a ser dominado por candidatos de direita e centro-direita. Exceto Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes de Paraguai (Santiago Peña), Uruguai (Luiz Alberto Lacalle Pou) e Argentina (Javier Milei) compartilham projetos de livre mercado e estado mais enxuto.
A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica.
Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A…
— Lula (@LulaOficial) November 19, 2023
Após a confirmação do resultado, ainda que parcial, o presidente Lula publicou uma declaração formal sobre o resultado, destacando que “o Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”.
Uma resposta
Sou de direita sim e jamais deixarei de ser pátria, liberdade e familia