Search
Close this search box.

Milei vence na Argentina e impõe forte revés à esquerda na América Latina

Milei

Com cerca de 56% dos votos úteis a favor, Javier Milei derrubou Sergio Massa e a esquerda do poder na Argentina

Com cerca de 90% das urnas apuradas, o candidato da Libertad Avanza, Javier Milei, já pode ser considerado o 52º presidente da Argentina. Segundo o jornal “El Clarín”, Milei conta com 46% dos votos válidos contra 44 do esquerdista Sergio Massa, do partido Unión Pela Pátria, que representava a situação.

Apesar de contar com a minoria de parlamentares no Congresso Nacional, Javier Milei deverá governar, inicialmente, o país através de decretos emergenciais – uma espécie de MP (Medidas Provisórias). Os analistas acreditam que os decretos, com validade de 6 meses, irão mirar corte de impostos, gastos públicos, reforma do Banco Central, além da revisão da política de exportação do país.

 

Milei vitorioso: Mercosul será dominado pela direita

 

Com a vitória de Milei confirmada neste domingo (19), o Mercosul voltará a ser dominado por candidatos de direita e centro-direita. Exceto Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes de Paraguai (Santiago Peña), Uruguai (Luiz Alberto Lacalle Pou) e Argentina (Javier Milei) compartilham projetos de livre mercado e estado mais enxuto.

Após a confirmação do resultado, ainda que parcial, o presidente Lula publicou uma declaração formal sobre o resultado, destacando que “o Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *