O mercado mandou o recado. Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (15) pela Genial/Quaest revelou que 68% dos agentes do mercado financeiro brasileiro acreditam neste momento que o governo Lula não está preocupado em controlar o índice inflacionário.
O estudo chamado O Que Pensa o Mercado Financeiro mostrou que 36% dos entrevistados afirmaram que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – usado como indicador oficial da inflação do país – deverá ser maior que 6% até o fim de 2023.
Já 33% dos entrevistados pela Genial/Quest disseram que o indicador deverá ser menor que 6%. Por fim, 22% acreditam que poderá encerrar o ano com meta igual a 6%.
Para os próximos 6 meses, 57% dos agentes de mercado apontaram no estudo que as chances de o governo alterar as metas de inflação ainda são altas. Já 31% pensam que as chances dessa mudança são regulares e 11% afirmaram que são baixas.
Vale destacar que o IPCA acumulado dos últimos 12 meses está em 5,60% – bem acima da meta para 2023, que foi fixada em 3,25%. A margem de acertos e erros do estudo feito pela Genial/Quest é de 1,5 ponto percentual.
Mercado financeiro já foi questionado por Lula
Em diversas oportunidades, o ‘presidente’ Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) usou a mídia para mandar críticas diretas ao mercado financeiro.
No fim de janeiro, Lula afirmou que “o mercado construiu uma narrativa de que qualquer dinheiro que não seja para pagar juros é gasto. É preciso parar de utilizar a palavra gasto. Eles (o mercado) deveriam falar que o governo não pode gastar com tanto juro”, atacou.