Dados do Ministério do Trabalho e Emprego apontam para saldo de 211 mil novas vagas de emprego com CLP em setembro. No mesmo período de 2022, foram 278 mil contratações
As empresas brasileiras contrataram 211 mil trabalhadores com CLT em setembro. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o resultado representa queda de 23,8% em comparação com o mesmo período de 2022, último ano da gestão Bolsonaro (PL), quando foram geradas 278 mil vagas formais. Apesar da baixa – que repetiu o mau desemprego de agosto – o resultado foi considerado razoável pelo mercado, que esperava 208 mil contratações no mês passado.
De acordo com o órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, entre janeiro e setembro o número de contratações com carteira assinada ultrapassou a marca de 1,5 milhão.
Mercado de trabalho: serviços ainda lideram
Segundo o Caged, o setor da economia brasileira que mais se destacou em contratações em setembro foi o de serviços. Ao todo, 98,2 mil postos foram abertos. Já o comércio aparece na segunda colocação, com 43,4 mil novas vagas no período. O Top 4 das contratações ainda teve a construção civil, com 21 mil vagas, e o Agro, com saldo positivo de 20,9 mil vagas.