Search
Close this search box.

Mercado de trabalho ganha fôlego com pequenas empresas, aponta estudo

Mercado de trabalho dos pequenos negócios teve bom desempenho em fevereiro, mas ainda pode ser afetado por alta nos tributos, reonerações e outras medidas anunciadas pelo governo Lula

Levantamento feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro e Pequenas Empresas),, tendo como base os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), revelou que as pequenas empresas foram as principais responsáveis pela criação das vagas de trabalho. no mês de fevereiro de 2023

De acordo com a pesquisa, os negócios de pequeno porte contaram com a abertura de 206.697 vagas abertas com carteira assinada, o que corresponde a 85% dos 241.785 novos postos formais de trabalho apurados no período.

Como efeito comparativo, em fevereiro de 2022, os números representavam 78,4% das contratações desse porte.

Mercado de trabalho: serviços contrataram mais

Segundo apuração feita pelo Caged, os serviços lideraram as contratações formais no período, totalizando 135.238, seguidos pelo setor da indústria de transformação, com 37.429 vagas, e construção com 22.600. Já o comércio registrou saldo negativo, com o fechamento de 1.344 vagas de trabalho formais.

Já o acumulado de 2023 ultrapassou 2 milhões de novas vagas, sendo que quase 1,6 milhão de empregos foram nos pequenos negócios: cerca de 78,4% do total.

O Sebrae também mostrou que as médias e grandes empresas apresentaram saldo negativo pelo segundo mês consecutivo, com mais demissões do que contratações. No acumulado de 2023, dos 326.356 novos empregos gerados, 83% foram nas micro e pequenas empresas.

De acordo com análise dos técnicos do Sebrae, os dados confirmam a importância dos pequenos negócios para a economia nacional. “Falar de desenvolvimento econômico e social é falar da micro e pequena empresa”, apontou o presidente do Sebrae, Décio Lima.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *