Search
Close this search box.

Maduro ameaça “contra-atacar” se EUA retomarem sanções contra o regime

Maduro

O regime de Nicolás Maduro prometeu uma resposta “agressiva” em caso de nova tentativa de sufocar economicamente a Venezuela

O presidente da Câmara dos Deputados da Venezuela – o chavista Jorge Rodriguez – declarou em entrevista coletiva que o governo de Nicolás Maduro irá responder “com agressividade” caso  sanções econômicas voltem a ser aplicadas pelos Estados Unidos. O parlamentar disse que o regime bolivariano irá reagir se houver “mais uma tentativa de sufocar o país”.

“Estamos muito atentos às ações que devem ser tomadas nos próximos dias, e que possam ser agressivas em relação ao direito deste país de viver em paz, de progredir”, afirmou Rodriguez. “Se houver qualquer ação desse tipo, nossa resposta será recíproca e enérgica”, prometeu.

A reação de Rodriguez foi uma resposta ao porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Matthew Miller, que prometeu retomar as sanções que haviam sido suspensas em outubro, para que a Venezuela pudesse comercializar petróleo. Em troca, Nicolás Maduro prometeu realizar “eleições limpas” neste ano. Miller justificou a cassação da opositora Maria Corina Machado – favorita a vencer as eleições – como motivo de uma possível retomada das sanções.

Maduro deu indícios de que não cumpriria o acordo

Dias antes de confirmar a inelegibilidade de Maria Corina Machado, o ditador Nicolás Maduro deixou a entender que não seguiria as exigências dos EUA, previstas nos acordos de Barbados, com mediação da Noruega. Maduro afirmou que a descoberta de “supostos planos para assassiná-lo” seria o suficiente para cancelar as negociações.

“Os acordos de Barbados estão mortalmente feridos. Tomara que possamos salvar os acordos de Barbados e impulsionar, através do diálogo – e  sem planos para me assassinar, nos assassinar ou encher o país de violência”, alertou Maduro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aproveite 20% OFF