Search
Close this search box.

Macron x Lula: presidente da França diz temer ascensão do Brics

Macron

O presidente da França demonstrou apreensão com a entrada de mais 6 países no Brics. Já Lula afirmou estar feliz com o crescimento, destacando que o bloco “já é maior” que o G7

 

A lua de mel entre Emmanuel Macron e Lula pode estar bem perto do fim. Nesta terça-feira, o presidente da França acusou a nova formação do Brics de gerar uma “nova ordem mundial”, que pode ser prejudicial para a consolidação da união entre os países.

 “A expansão dos Brics demonstra a intenção de construir uma ordem mundial alternativa à que predomina atualmente, que é vista como ocidental demais”, alertou o chefe de estado francês.

Na semana passada, o bloco antes composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul aprovou a entrada de mais 6 membros permanentes. Além dos fundadores, o Brics também contará com as participações de  Irã, Emirados Árabes, Etiópia, Arábia Saudita, Argentina e Egito.

Lula destaca pooderes do G7

Por sua vez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a entrada de novos membros, ainda que países como o Irã representem o pior nos quesitos autoritarismo e desrespeito aos direitos humanos.

Na já tradicional (porém, esvaziada) “Conversa com o Presidente” desta terça-feira, Lula afirmou que o “reforçado Brics” agora tem mais poderes que o G7, composto por EUA, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Japão, Ele também defendeu a criação de uma moeda comum para o bloco, nos moldes do euro.

“Hoje o Brics representa 32% e o G7, 29% do PIB mundial. “Ou seja, virou”, destacou Lula (de fato, o PIB do Brics agora é de quase 37% do total global).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *