Enquanto Bolsonaro atraiu multidões por municípios do Rio de Janeiro, Lula voltou a ser hostilizado antes de evento no Rio Grande do Sul
Neste final de semana, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpriu uma série de compromissos, que incluiu o lançamento da pré-candidatura do deputado federal Alexandre Ramagem à prefeitura do Rio de Janeiro.
Assim como nos recentes eventos – incluindo o da Avenida Paulista, em 25 de fevereiro – multidões acompanharam as carreatas do segundo colocado nas eleições presidenciais de 2022, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em uma das paradas da campanha, Bolsonaro discursou para alunos da Escola Municipal Cívico-Militar Mirian Alves de Macedo Guimarães, no município de São Pedro da Aldeia (RJ). O programa, cancelado em âmbito federal, foi mantido pelo governo do Rio de Janeiro.
“Vejo à minha frente, aqui, a escola Cívico-Militar, a qual cumprimento o prefeito pela sua manutenção. Ele está dando, de verdade, através do ensinamento, um futuro para essa garotada”, declarou Bolsonaro.
Confira imagens do itinerário pelo chamado Circuito dos Lagos:
Maricá
Bacaxá (Saquarema)
Araruama
São Pedro da Aldeia:
Cabo Frio
Búzios
Lula tem baixa audiência em Lajeado
Recepcionado por um público hostil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Lajeado, no Rio Grande do Sul. O município – um dos mais afetados pelas enchentes em 2023 – foi escolhido como palco para o petista lançar uma série de investimentos por meio do programa Minha Casa Minha Vida Calamidades.
Em novo evento fechado, Lula apenas manteve contato com apoiadores. O público de Lajeado, contudo, chegou a vaiar o mandatário na área externa do Compéxo Exportivo Univates.
Popularidade em queda
Segundo pesquisa AtlasIntel divulgada em 7 de março, o índice de reprovação a Lula chegou a 45,9% – o menor desde o início de 2023. O descontentamento com o governo também pôde ser medido por um estudo divulgado pela PUC-RJ.
Segundo o levantamento feito pela universidade, até setembro de 2023 as lives organizadas pela Secom (Secretaria de Comunicação Social) atraíram apenas 104 mil visualizações. Já Bolsonaro havia reunido cerca de 1 milhão no período. Os baixos índices levaram ao cancelamento do podcast comandado por Marcos Uchoa.
Vale lembrar que o TSE computou 2,1 votos a mais para Lula nas eleições de 2022, quando o atual presidente ficou com 50,90% do total contra 49,10% de Bolsonaro.
Confira a compilação de imagens de Bolsonaro e Lula editada pelo canal OiLuiz: