Lula conversou por telefone com o ditador venezuelano nesta segunda-feira (16). Entre os temas abordados, destaque para as “eleições democráticas” no país que acontecem em 2024 e terá Maduro como candidato à nova reeleição
O Palácio do Planalto confirmou nesta segunda-feira (16) a retomada de negociações entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ditador Nicolás Maduro para “ampliar” o relacionamento comercial entre os países.
Segundo a Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República), a conversa de aproximadamente 30 minutos abordou temas como a dívida venezuelana (em torno de R$ 5 bilhões), a retomada da compra de energia para abastecer Roraima, além de outros assuntos, como a situação do embargo dos EUA contra a Venezuela.
Lula e Maduro falam sobre “eleições na Venezuela”
Além dos tópicos mencionados, o porta-voz de Lula revelou que as “eleições presidenciais” de 2024 na Venezuela também fizeram pauta da conversa entre o petista e Maduro.
Segundo o Planalto, Lula quis saber como anda a situação entre oposição e o governo, em especial da favorita a ganhar o pleito, Maria Corina Machado. Assim como Jair Bolsonaro, Corina foi cassada em 30 de junho deste ano e perdeu seus direitos políticos.
Após abordarem a política local, o chefe do executivo brasileiro e Maduro falaram sobre as possibilidades de acelerar o Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos, fechado entre as partes durante a visita do ditador a Brasília neste ano.