Lula voltou ao “palanque eleitoral” durante inauguração em universidade paulista e aproveitou para “mandar recado” para o ex-presidente Bolsonaro e seus apoiadores
Em mais uma onda de ataques contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores, Lula voltou a tocar nesta sexta-feira (2) no tema “controle das redes sociais”. Além disso, o petista classificou a situação atual do Brasil como uma “guerra entre o “bem e o mal”. A fala do ‘presidente da república aconteceu na Universidade Federal do ABC, em São Bernardo do Campo, onde participou da inauguração do chamado “bloco Zeta de laboratórios“.
(As falas de Lula acontecem em aproximadamente 1h13 minutos do vídeo postado nesta matéria)
“Eu queria dizer para vocês que serão – e eu espero que você sejam o futuro desse país – que eu jamais imaginei que a gente ia ter de volta o fascismo nesse país como a gente tivemos (sic) nesses últimos quatro anos”, acusou Lula.
“Jamais pensei que as pessoas iam ter tanto ódio, tanta impaciência, e que iriam contar tantas mentiras. E quem é que pode mudar isso? São vocês. Vocês têm o celular na mão. Podem usar para coisas boas, ou para coisas ruins”, complementou.
No meio do discurso, Lula notou que pessoas na plateia mexiam em seus celulares e deu uma bronca.
“Na reunião do PT eu fico puto quando as pessoas pegam o celular para escrever e para ver notícia”, reclamou. “A gente não precisa ver o que a cabeça da gente não consegue processar. O que eu tenho de saber de um golfinho que morreu na Antártica?”, questionou.
Lula e os celulares dos “Bolsonaristas”
Depois de mirar no “fascismo” que, segundo ele, dominou os anos da gestão Bolsonaro, Lula voltou a falar, ainda que de forma indireta, da importância em regular a internet – uma das promessas de campanha e que já sofreu derrotas parciais na Câmara com o chamado PL da Censura.
“Então temos que utilizar a coisa fantástica da Internet- que permitiu que a pessoa interaja. E isso a gente pode fazer pelo bem ou pelo mal”, ressaltou.
“A quantidade de mentira que o bolsonarismo ainda conta na rede digital é uma coisa maluca. O que acontece nos EUA com o Presidente Trump é indescritível”, acusou Lula.
“É uma guerra entre o bem e o mal. Não tem de ser uma guerra entre esquerda ou direita. É uma guerra entre quem gosta de democracia e de quem não gosta”, concluiu.