Documento obtido por jornal comprova que Lula guardou pelo menos 2 relógios de grande valor em seu acervo pessoal. Entre eles, um Cartier presenteado pelo presidente da França, Jacques Chirac, em 2005
A discussão entre a legalidade ou não de permanecer com presentes de uso pessoal dados por autoridades estrangeiras pode ter um novo episódio. Um documento divulgado nesta sexta-feira (15) revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permaneceu com relógios e um colar de ouro branco, todos cedidos ao petista em seu primeiro mandato (2003-2006).
De acordo com a matéria, eles seriam um relógio Piaget, avaliado em R$ 80 mil e um Cartier Santos Dumont, de aproximadamente R$ 60 mil. Segundo o documento, o modelo Piaget estava fora da lista entregue ao TCU. Ele foi confirmado pelo próprio Lula, como recebido do então presidente da França, Jacques Chirac em 2005.
Ainda, segundo a reportagem há mais 8 itens que teriam sido recebidos pelo atual mandatário, mas que não foram relacionados na lista entregue ao Tribunal de Contas da União.
Lista de presentes de Lula e Dilma à Lava Jato não incluíram relógio Piaget
Como o Paradoxo BR mostrou, outra matéria já revelava que os itens que permaneceram no acervo pessoal de Lula não foram incluídos na lista entregue à operação Lava Jato em 2016.