Search
Close this search box.

Lula esnoba EUA e Maduro cancela participação na “Cúpula da Amazônia”

Ditadura

Lula teria reunião “secreta” com o ditador Nicolás Maduro, em um evento onde o Itamaraty preferiu excluir os Estados Unidos – um dos maiores doadores do Fundo Amazônia

O Ministério das Relações Exteriores confirmou que os Estados Unidos não foram convidados para a Cúpula da Amazônia, que terá início nesta terça-feira (8) em Belém, capital do estado do Pará. Segundo o Itamaraty, o motivo da ausência da comitiva norte-americana no evento teria sido uma “questão de logística”. 

De acordo com a versão oficial, foram priorizados os países da OTCA – a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, que tem como membros Bolívia, Colômbia, Guiana, Equador, Peru, Suriname e Venezuela.

Embora justifique a exclusão dos EUA da lista de convidados, o evento – que acontecerá até quarta-feira (9) – contará com nações não associadas ao bloco, como Noruega, Alemanha e França. A França de Emmanuel Macron foi convidada, segundo o governo brasileiro, pela ligação do país com a Guiana Francesa. Entretanto, a Guiana Francesa não faz parte da OTCA.

Já Noruega e Alemanha entraram na lista VIP de Lula graças às doações expressivas que foram retomadas após sua volta ao poder. O mesmo critério financeiro, entretanto, não se aplicou ao país comandado por Joe Biden. Os Estados Unidos recentemente doaram cerca de R$ 2.5 bilhões para o Fundo Amazônia, mas ficou de fora. 

Lula teria encontro privado com Maduro

Além da exclusão dos EUA da Cúpula da Amazônia, o ‘presidente’ Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reservou sua agenda para encontros separados com os presidentes de Peru e Bolívia. Já Nicolás Maduro, que havia confirmado presença, cancelou o compromisso, alegando “dor de ouvido”.

O encontro com Maduro seria o segundo em menos de dois meses – e o primeiro desde que o ex-agente da inteligência Bolivariana, Hugo “El Pollo” Carvajal foi extraditado para os Estados Unidos.  

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *