Search
Close this search box.

Lula dá comando de estatais a petistas e turbina salários de ministros

Governo

Reportagem do Estadão divulgada nesta quinta-feira (17) revelou que Lula correu para trocar 52 membros dos conselhos das estatais nos primeiros seis meses de governo. A substituição garantiu remunerações extras pra ministros, além de cargos para integrantes do Partido dos Trabalhadores

]

Reportagem divulgada nesta quinta-feira (17) pelo Estado de S. Paulo revelou que Lula substituiu 52 membros de conselhos das estatais no primeiro semestre deste ano. As nomeações – geralmente de petistas – garantem bonificações de até R$ 34 mil por participação em uma simples reunião por mês – ou a cada dois meses.

Em uma das mais mais atraentes estatais do país – a hidrelétrica de Itaipu – a escolhida foi Gleide Andrade, que trabalha na secretaria do departamento financeiro do Partido dos Trabalhadores. Também compõem a direção de Itaipu 5 ministros de estado que hoje adicionam as bonificações aos seus salários mensais.

Lula nomeou Haddad e Rui Costa para cuidar dos assuntos de Itaipu

Os ministros escolhidos por Lula para atuar nos conselhos das empresas estatais foram: Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia – o único do PSD), Esther Dweck (Gestão Pública) e Mauro Vieira (Relações Exteriores). Cada ministro já recebe mensalmente cerca de R$ 41 mil.

Cabe aos membros de cada “conselhão” das estatais, decisões como realização de uma auditoria contábil e a definição dos integrantes dos comitês de cada empresa. A escolha de políticos para ocupar as vagas também é estratégica para o governo Lula.

Segundo a reportagem, embora acumulem remunerações, os salários de políticos e ministros ainda são inferiores aos de executivos especializados que deveriam atuar na parte técnica das empresas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *