Lula irá anunciar em breve o nome do substituto de Ricardo Lewandowski, que se aposentou por antecipação em abril, no Supremo Tribunal Federal.
Como divulgado com exclusividade em janeiro, o ‘presidente’ Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá indicar para a vaga deixada por Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal o advogado responsável pela nulidade de seus processos na Lava Jato,, Cristiano Martins Zanin. O nome de Zanin foi cravado pelo jornalista do Paradoxo BR, Claudio Dirani, antes da inauguração deste site.
“Cristiano Zanin Martins, advogado responsável por conseguir a anulação dos processos de Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato, será o próximo indicado pelo atual presidente para compor o Supremo Tribunal Federal a partir de maio. Caso aprovado por sabatina no Senado, Zanin será o substituto de Ricardo Lewandowski, também indicado por Lula no último ano de seu primeiro mandato em 2006″, escreveu Dirani no Brasil Sem Medo.
Ricardo Lewandowski deixou vaga sua cadeira na Suprema Corte em abril, após adiantar sua aposentadoria em 30 dias e concordar em defender o J&F dos irmãos Joesley e Wesley Batista.
Lula não terá dificuldade no Senado para aprovar Zanin
De acordo com a CNN, os senadores não deverão dificultar a entrada de Cristiano Zanin no STF, mesmo com o passado do advogado ligado diretamente com o de Lula. Entretanto, em 30 de março, matéria publicada pelo Paradoxo BR destacava uma carta de repúdio escrita por advogados contra a indicação do defensor de Lula na Lava Jato.
Como teria ocorrido a decisão sobre Zanin
A decisão favorável à indicação de Zanin teria sido comunicada por Lula a Alexandre de Moraes em um almoço não incluído na agenda do petista na quinta-feira (25). No encontro, Moraes anunciou a escolha de Floriano de Azevedo Marques e André Ramos para ocupar vagas no Tribunal Superior Eleitoral.