Search
Close this search box.

Lula atua nos bastidores para que Putin não seja preso na cúpula do G20

Putin

O presidente Lula chegou a dizer que Putin – acusado de cometer crimes de guerra – poderia vir ao Brasil “que não seria preso”

O governo Lula (PT) tem preparado nos bastidores uma “saída jurídica” para que Vladimir Putin possa vir ao Rio de Janeiro participar da Cúpula do G20, em novembro, sem que o ditador receba ordem de prisão. Putin é acusado de cometer crimes de guerra contra a Ucrânia pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), o qual o Brasil é signatário.

No documento elaborado em novembro por juristas a pedido do Itamaraty, a diplomacia brasileira argumenta que Vladimir Putin não poderia ser preso porque a Rússia retirou sua assinatura do Estatuto deu origem ao TPI em 2016.

Lula e Putin: “segurança garantida” no G20

Em setembro de 2023, Lula afirmou a uma emissora de televisão da Ìndia que Putin não seria detido por nenhuma autoridade se viesse ao Brasil para o evento do G20. 

“Eu acho que o Putin pode ir tranquilamente para o Brasil. Se eu for o presidente do Brasil e ele for ao Brasil, não há por que ele ser preso”, apontou Lula. “Ninguém vai desrespeitar o Brasil, porque tentar prender ele no Brasil é desrespeitar o Brasil”, ratificou

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aproveite 20% OFF