Search
Close this search box.

Lula ataca Bolsonaro e volta a elogiar a China, em visita à Espanha

Lula: “Bolsonaro cometeu uma verdadeira chacina”

Em seu sexto destino internacional em menos de cinco meses no cargo, o ‘presidente’ Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a atacar seu rival no segundo turno das eleições de 2022.

Ao lado do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, Lula afirmou nesta quarta-feira (26), em Madri, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá um dia ser julgado por alguma corte internacional, por seu comportamento na pandemia de Covid-19.

“Eu acho que não teve no mundo um presidente negacionista como o presidente do Brasil”, apontou Lula. “Um dia esse homem vai ter que ser julgado num tribunal internacional pela chacina que aconteceu no nosso país”, citando que Bolsonaro seria culpado por pelo menos metade dos óbitos causados – cerca de 700 mil – pelo vírus Sars-COV2.

Em seu ataque contínuo a Bolsonaro, o petista ainda afirmou que uma das provas contra o ex-chefe de estado brasileiro teria sido a recomendação do uso da hidroxicloroquina que, segundo ele, seria “um medicamento sem eficácia contra a covid-19”. Lula também acusou Jair Bolsonaro de atrasar a compra de vacinas, e de ter colocado o Brasil fora do cenário internacional, a exemplo do antecessor de Bolsonaro, Michel Temer (MDB).

Lula diz que Ucrânia e Rússia devem seguir exemplo Chinês

Após o encontro entre Lula e o premiê Pedro Sánchez no Palácio da Moncloa – a sede do governo espanhol – o mandatário brasileiro voltou a citar a guerra entre Rússia e Ucrânia, que já dura 1 ano e 2 meses, além de elogiar a China como potência mundial e exemplo de país “pacifista”.

“Quando o Trump foi candidato e começou a dizer que era preciso tirar as empresas da China para elas voltarem aos Estados Unidos, já era tarde”, pontuou.

“A China já é a segunda economia mundial e possivelmente nos próximos anos a primeira economia mundial. Com uma diferença, faz muitos anos que a China não faz guerra. Isso é uma demonstração de que somente com muita paz é possível aproveitar o dinheiro produzido pelo povo para poder gerar emprego e bem-estar social. Por isso, eu estou incomodado com essa guerra que está acontecendo entre a Rússia e a Ucrânia”, finalizou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aproveite 20% OFF