Search
Close this search box.

Lula apela para tribunal que diz “não conhecer” para acusar Israel de genocídio

Lula

Lula quer punir Israel pela prática de genocídio e apela para tribunal que disse um dia “desconhecer”

Acusar os adversários políticos de “genocídio” já se transformou em uma prática comum do atual governo brasileiro. A bola da vez é o estado de Israel. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endossou uma petição feita pela África do Sul enviada à Corte Internacional de Justiça  no final de 2023. 

A intenção dos sul-africanos  – com apoio da gestão brasileira – é investigar “atos e medidas que possam configurar genocídio”. O documento também exige que Israel cesse os ataques imediatamente contra o grupo terrorista Hamas na Palestina.

Por meio de uma nota oficial emitida à Corte (também conhecida como Tribunal de Haia), o Ministério das Relações Exteriores do Brasil destaca:

“O governo brasileiro reitera a defesa da solução de dois Estados, com um Estado Palestino economicamente viável convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas, que incluem a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital”

Em 2023, Lula declarou “desconhecer” o Tribunal Internacional

Embora aparente estar determinado a condenar Israel, Lula admitiu em setembro que não tinha conhecimento da existência do Tribunal de Haia, o qual o Brasil é signatário há décadas. A fala se referia ao imbróglio envolvendo o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que é acusado de cometer crimes de guerra.

“Quero muito estudar essa questão desse Tribunal Penal , porque os Estados Unidos não são signatários dele, a Rússia não é signatária dele. Então, eu quero saber por que o Brasil é signatário de um tribunal que os EUA não aceitam”, declarou Lula em setembro passado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aproveite 20% OFF