Clubes de Tiro foram os mais prejudicados pelo novo decreto de armas de fogo apresentado nesta sexta-feira (21) pelo ‘presidente’ Lula. As casas terão limite de horário para operar, além de serem forçadas a mudar de endereço se estiverem perto de escolas
Bandeira do governo de Jair Bolsonaro (PL), os decretos que facilitavam o acesso à licença para o uso de armas de fogo se transformaram em obsessão para o governo Lula. Nesta sexta-feira, o petista anunciou novas medidas que visam dificultar ao máximo o acesso a revólveres, rifles de caça e fuzis para os civis. Entre 2019 e 2022, o número de usuários passou de 117 mil para 783 mil.
Ao lado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), Lula assinou decretos que restringem o uso das armas. As medidas foram anunciadas em conjunto com o Pacote da Democracia. Entre as novas regras anunciadas,, destaque para estão a redução do limite de armas a CACs (caçadores e colecionadores) e limitação de horário de funcionamento para clubes de tiro – outro alvo favorito do governo Lula.
Lula altera regras sobre Clubes de tiro, caçadores e esportistas
Armas para defesa pessoal
Limite de duas armas por pessoa e 50 munições anuais.
CACs
Máximo de 6 armas por caçador e com autorização do Exército e Polícia Federal. São vedadas armas automáticas e longas semiautomáticas de calibre de uso restrito “cujo primeiro lote de fabricação tenha menos de 70 anos”.
Porte com arma carregada
Será preciso emitir uma guia para colecionadores, atiradores, e caçadores. As armas deverão estar sem munição e seguir por trajeto preestabelecido em período predeterminado.
Clubes de tiro
Precisarão estar a 1 km de escolas e faculdades. Funcionamento será entre 6h às 22h.
Tiro esportivo
Modalidade esportiva será dividida em 3 níveis. Cada um com uma cota que varia de 4 a 16 armas.
Armas restritas
Voltam as regras de 2018 para o uso de pistolas 9 mm, .40 e .45 ACP.
Baixe AQUI o documento completo das regras do PAS
Confira neste link a série de matérias especiais do Paradoxo BR sobre posse e porte de armas de fogo.