Lula faz contagem regressiva para viajar ao 10º país em cinco meses de governo. Próxima parada: França de Emmanuel Macron
Depois de marcar presença como convidado na reunião de cúpula do G7, no Japão, o ‘presidente’ Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se prepara para desembarcar na França, onde deve visitar o 10º país em cinco meses. A visita a Paris está agendada para os dias 22 e 23 deste mês, onde Lula se contará com o presidente Emmanuel Macron.
Lula e as “mudanças climáticas”
Segundo o Palácio do Planalto, o principal objetivo da viagem à capital francesa será discutir com Emmanuel Macron uma “política verde”, que defina um “padrão mundial” para as transações internacionais. Macron chegou a mencionar a intenção da criação de um novo “pacto financeiro” entre os países.
Além da França, o brasileiro poderá dar uma “esticadinha” até o Vaticano, na Itália, para reforçar o convite ao Papa Francisco para visitar o Brasil ainda este ano.
Lula e Macron: “clima e democracia”
Em janeiro, Lula e Macron já conversaram por telefone sobre “pautas climáticas e democracia”. De acordo com o Itamaraty, os representantes da esquerda globalista falaram sobre “adequação de novos instrumentos de financiamento internacional para promover a transição climática e o combate à fome e às desigualdades.”
Roteiro de viagens
Desde janeiro, o petista e sua comitiva já visitaram nove países. Pela ordem: Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes, Reino Unido, Portugal, Espanha e Japão.