Luiz Philippe de Orleans e Bragança é o mais que ilustre convidado do Paradoxo BR, que vai ao ar nesta sexta-feira (24), às 20h, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
O deputado federal pelo PL de São Paulo – que será entrevistado pelo conceituado jornalista, José Carlos Bernardi – é mais que um simples parlamentar. Um dos herdeiros dos imperadores D. Pedro I e D. Pedro II, Luiz Philippe assumiu em fevereiro de 2023 o seu segundo mandato na Câmara, com a missão de colocar em prática algumas das mais importantes reformas que o país necessita – e com urgência.
Entre os projetos apresentados no legislativo, como o Paradoxo BR já adiantou, é a proposta de emenda à Constituição (PEC) para reforma geral da Justiça.
Um dos itens mais importantes dessa PEC é o mandato estipulado de 10 anos para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), estipulando que o quadro da Corte só possa ser compostos por juízes que tenham, no mínimo, 20 anos de magistratura.
Luiz Philippe e a “Constituição Libertadora”
Além de batalhar no ambiente legislativo para um Brasil menos burocrático e mais livre, o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança se dedica à escrever livros com tópicos pouco debatidos pelos políticos nos últimos 30 anos.
Seus mais recentes livros são exemplo de pioneirismo cultural e político. Em “A Libertadora: uma Constituição para o Brasil” (publicado em maio de 2022), Luiz Philippe oferece, em parcerias com juristas de renome, saídas para a reforma constitucional de nossa carta magna, que deixou tantas brechas após sua aprovação em outubro de 1988.
Já em “Império de Verdades: a história da fundação do Brasil contada por um membro da família imperial brasileira”, Luiz Philippe de Orleans e Bragança passa a limpo a história de uma época de ouro da nação que- obviamente – se confunde com a saga da própria família de seu autor.
Não perca a entrevista com Luiz Philippe, hoje, às 20h, no canal da Paradoxo BR.
Por Claudio Dirani