Lucas Ferraz, que atua como secretário de Negócios Internacionais do governo de São Paulo, assumiu a liderança da comitiva que chegou nesta quarta-feira (29) a cidade de Madri, Espanha, para diversas reuniões agendadas com empresários e políticos do país. A capital espanhola é a segunda parada da viagem oficial do governo paulista, após a passagem por Londres, na Inglaterra.
Ferraz, vale destacar, substituiu temporariamente o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) à frente da missão. Tarcísio está se recuperando de uma cirurgia de cálculo renal, ocorrida na segunda-feira..
Antes da parada na Espanha, a comitiva do governo paulista se reuniu com o ministro de e Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido, Graham Stuart. Além da apresentação do portfólio de projetos, também foi abordado o potencial de produção de hidrogênio verde no Estado a partir do etanol de cana-de-açúcar.
Já em seu segundo compromisso oficial na capital inglesa, a comitiva paulista participou de um almoço com representantes da Sustainable Markets Initiative (SMI), uma iniciativa do Rei Charles III, ainda quando era Príncipe de Gales no reinado de sua mãe, Elizabeth II, falecida em 2022.
A coalizão, segundo os britânicos, tem como missão “construir um esforço global para que o setor privado acelere a transição para um futuro sustentável”. A SMI conta com a participação de mais de 180 executivos que trabalham para impulsionar ações coletivas.
O último compromisso da agenda oficial do governo de São Paulo foi uma reunião com Marco Longhi, membro do Parlamento britânico. As discussões foram centradas na apresentação de oportunidades de investimentos no território paulista com compromisso com a sustentabilidade e possíveis aportes para o desenvolvimento da cadeia de hidrogênio verde em São Paulo.
Lucas Ferraz: comitiva paulista na Espanha
Após as reuniões na Inglaterra, a comitiva – que conta com as presenças do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima; e da secretária de Comunicação, Lais Vita – desembarcou nesta manhã, em Madri, na Espanha.
A primeira atividade dos emissários paulistas será a visita a um roadshow com empresas locais, além de encontros bilaterais com autoridades espanholas.
Já na quinta-feira (30), já é aguardada a participação do governador Tarcísio nos compromissos na capital francesa, Paris.
A última etapa da missão contará com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan. Na cidade francesa, ele assinará um acordo com o Instituto Pasteur, agendado para acontecer na sexta-feira (31), além de participar de reuniões com empresas locais.