Evento online que reuniu pela primeira vez Musk e o ex-presidente brasileiro foi sabotada por uma enorme onda de ataques cibernéticos na noite de sábado (4)
O Brasil foi alvo de um massivo ataque cibernético na noite de sábado (4), durante a transmissão do Spaces – o podcast oficial do X. As tentativas de derrubar a live atrasaram a participação de Jair Bolsonaro no evento online organizado pela rede social, que reuniu pela primeira vez o ex-presidente brasileiro e o empresário Elon Musk.
O problema foi reportado pelo jornalista australiano e responsável por mediar a conversa, Mario Narwal.
“Estamos recebendo mensagens de centenas de usuários reportando que eles não conseguem ouvir nada no X Space com Bolsonaro”, escreveu Narwal. “Nós só conseguimos o log-in após tentarmos 3 contas distintas com um VPN, por meio de conexão via Starlink”, explicou o mediador.
“Por qual motivo, o Space com o Presidente Bolsonaro não dá para ouvir nada aqui no Brasil? Só estou conseguindo ouvir pq estou usando o navegador Opera com VPN ativa”, reportou o usuário do X,
Confira a captura de tela do firewall Kaspersky que mostra o momento da maior concentração de ataques cibernéticos contra a live do X.
No momento da Live do Presidente @jairbolsonaro no @X o site da Kaspersky mostra ataques cibernéticos intensos ao Brasil em tempo Real. Colocando o Brasil e EUA entres os três países mais atacados no momento em todo o mundo. pic.twitter.com/IFWbUHRCdk
— Cami 🇧🇷 (@cami_sitonio) May 5, 2024
Live com Musk e Bolsonaro havia sido adiada em abril
Como o Paradoxo BR mostrou a live de Bolsonaro com Musk no X aconteceu neste final de semana, após ser cancelada em virtude do ataque iraniano a Israel em 13 de abril. “Em virtude do conflito Irã/Israel, a conversa de hoje com Elon Musk será remarcada. Outrossim, caso meu passaporte tivesse sido liberado, como programado, hoje eu estaria em Israel”, informou Bolsonaro na ocasião.