Search
Close this search box.

Lira x Lula: Início do Legislativo tem nova “batalha” entre os poderes

Reforma

Embate entre Lira e o presidente seria em virtude do corte de R$ 5,6 bi em emendas parlamentares do orçamento

Apesar de não ter se  manifestado sobre a busca e apreensão em gabinetes de deputados da oposição, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) abriu os trabalhos do Legislativo em 2024 com mensagens que aparentemente criticam o governo Lula. O descontentamento, caso seja comprovado, seria referente ao corte  de  R$ 5,6 bilhões que deveriam ser usados como emendas parlamentares no decorrer do ano. A medida foi tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 22 de janeiro, ao vetar itens da Lei Orçamentária Anual (LOA).

“A boa política, como sabemos, apoia-se num pilar essencial: o respeito aos acordos firmados e o compromisso à palavra empenhada”, afirmou Lira, em tom de suposta indignação. 

“E esse exemplo de boa política e honradez com os compromissos assumidos dados por esta Casa que marcou o ano de 2023 e permitiu que tantos avanços também será a tônica de 2024. E é por nos mantermos fiéis à boa política e ao cumprimento de todos os ajustes que firmamos que exigimos como natural e contrapartida o respeito às decisões e o fiel cumprimento aos acordos firmados com o Parlamento”, reiterou.

Lula deverá receber Arthur Lira em seu gabinete ainda nesta semana

Além de aparentemente criticar com veemência o “rompimento de acordos” entre os poderes, informações de bastidores apontam que Arthur Lira teria pedido a demissão do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.  A informação, segundo fontes, foi apresentada a Lula pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, mas negada pelo presidente. Está prevista uma reunião fechada entre Lula e Arthur Lira até o final desta semana;

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aproveite 20% OFF