A Rússia deverá sediar nos próximos dias a primeira reunião entre o ditador da Coreia do Norte, Kim Jog-Un e Vladimir Putin. O tema será a compra de armas para derrotar a Ucrânia
Apesar do mistério que rodeia o evento – e de informações desencontradas – o ditador norte-coreano Kim Jong-Un deverá se encontrar ainda nesta semana com seu homólogo, Vladimir Putin.
A notícia foi confirmada pelo Kremlin, sede do governo federal russo, mas não determinou a data. A reunião acontece após Vladimir Putin elogiar a Coreia do Norte como “fiel apoiadora” do regime.
De acordo com informações obtidas pela CIA (Central de Inteligência dos Estados Unidos), Kim Jong-Un deve propor um acordo comercial para o fornecimento de armas para reforçar as forças armadas russas no campo de batalha ucraniano.
O “trem secreto” do Ditador norte-coreano
Kim Jong-Un embarcou para Moscou em um trem blindado, equipado com sala de reuniões, sensores de reconhecimento e amenidades de luxo, como um restaurante com itens da cozinha internacional. A informação foi obtida por um militar russo, Konstantin Pulikovsky e divulgada no livro Expresso do Oriente.
Rússia precisa de munições para a guerra contra a Ucrânia
Nos últimos meses, o exército russo tem sofrido com o esgotamento de suprimentos, com destaque para a munição de artilharia. Caso o encontro entre os ditadores se confirme, esta será a primeira visita oficial do ditador comunista norte-coreano à Rússia em quatro anos, O compromisso anterior aconteceu em 2019, quando Kim Jong-Un também se reuniu com Putin na capital do país, Moscou.