Ministro Juscelino Filho teria beneficiado cidades governadas por parentes no Maranhão
O ministro Juscelino Filho (União-MA) voltou a ser alvo de polêmicas no governo Lula. O chefe da pasta das Comunicações agora é suspeito de ter beneficiado parentes por meio de um programa de inclusão digital da pasta iniciado em 2023.
Segundo reportagem do Estado de S. Paulo, Juscelino teria dado vantagens para dois municípios de seu estado: Vitorino Freire e São Mateus do Maranhão.
Em Vitorino Freira – administrado pela irmã do ministro, Luanna Rezende – Juscelino enviou 120 computadores para gestão da prefeitura. Já para São Mateus do Maranhão – comandado pelo primo do ministro, Ivo Rezende – foram entregues 55 máquinas. De acordo com a Lei de Acesso à Informação, 81% das cidades beneficiadas receberam, em média, cerca de 20 computadores cada uma.
De acordo com a apuração, os municípios receberam mais PCs do que São Paulo, Fortaleza, Manaus, Porto Velho e Macapá.
A resposta de Juscelino sobre os benefícios
Em resposta à reportagem, o Ministério das Comunicações afirmou que “retomou o programa Computadores para Inclusão e ampliou em 22,7% as doações de equipamentos para inclusão digital em 2023″.
“Em relação às cidades de Vitorino Freire e São Mateus do Maranhão, havia demandas registradas, infraestrutura para receber os laboratórios e necessidade”, reiterou.
Saiba mais sobre as polêmicas que envolvem o ministro das Comunicações no Paradoxo BR,