Search
Close this search box.

Jack Teixeira: conheça o jovem responsável por vazar documentos secretos dos EUA

Jack Teixeira – um piloto de apenas 21 anos da Guarda Aérea Nacional dos Estados Unidos – foi preso nesta quinta-feira (13) sob acusação de ter promovido o maior vazamento de documentos secretos dos Estados Unidos nos últimos 10 anos.

A ação do FBI (a polícia federal do EUA) aconteceu nesta manhã, na residência de Teixeira, em North Dighton, Massachusetts. Após a prisão, os agentes federais se recusaram a divulgar detalhes sobre o crime de espionagem, em virtude de a investigação ainda estar em curso.

“O FBI fez uma prisão e continua conduzindo mandados de busca em uma residência em North Dighton, Massachusetts. Como este é um assunto em andamento, não podemos fornecer mais comentários neste momento”, apontou o comunicado do FBI. O procurador-geral Merrick Garland completou o relato, destacando que não houve resistência à prisão do acusado de suposta captura e transmissão de dados do governo sem autorização.

Em resposta, a Guarda Aérea Nacional se manifestou sobre o ocorrido com um de seus membros.
“Estamos cientes da investigação sobre o suposto papel que um Guarda Nacional Aéreo de Massachusetts pode ter desempenhado no recente vazamento de documentos altamente confidenciais”.

Jack Teixeira usou pseudônimo no Discord para vazar documentos secretos

Jack Teixeira vazou documentos da inteligência no aplicativo Discord
Os investigadores do FBI apontaram que Jack Teixeira – um especialista em inteligência – tenha entrado em um chat do aplicativo Discord e vazado documentos confidenciais na pasta “Thug Shaker Central”, usando o pseudônimo “jackthedripper”(Jack, o Estripador).

Segundo as autoridades, após o vazamento os documentos secretos foram encaminhados para outra pasta do Discord vinculado ao YouTuber “wow_mao” em 28 de fevereiro.

Em seguida, um vazamento ainda maior foi parar no canal Minecraft Earth, em 4 de março.
Entre os dados divulgados por Jack Teixeira estão informações confidenciais relacionadas à guerra na Ucrânia – incluindo vulnerabilidades nas capacidades de defesa aérea – além de relatórios do Pentágono sobre Israel e Coréia do Sul.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *