Invasores na mira. O secretário de Segurança Pública, capitão e deputado federal, Guilherme Derrite (foto), explicou em entrevista à Jovem Pan nesta sexta-fera (17) que o governo de São Paulo já está monitorando os movimentos que organizam invasões de terras no estado.
Segundo Derrite, a ideia é poder antecipar as ações que, durante o Carnaval, promoveu vandalismo em propriedades na região do Portal do Paranapanema, no interior paulista. Os invasores pertenciam à FNL – Frente Nacional de Luta Campo e Cidade.
“Além das invasões que ocorreram no período do Carnaval, nós tivemos algumas tentativas de invasões que foram coibidas pelo policiamento rodoviário.
Na reação policial, os líderes do FNL, José Rainha Júnior e Luciano de Lima, foram presos por suspeita de extorsão. Após passarem por audiência de custódia, a justiça decidiu pela manutenção das prisões. Na entrevista, o secretário de segurança pública parabenizou os agentes da Polícia Civil e Polícia Militar.
“Parabenizei os policiais mostrando que não haverá interferência, muito menos política, nos órgãos de Estado, nas polícias do Estado de São Paulo”, prometeu Derrite.
Invasores contidos: governo paulista anuncia regularização de terras
Nesta sexta-feira, 17, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e representantes da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) farão a entrega de 479 títulos de regularização fundiária em 7 cidades do interior, nas regiões de Presidente Prudente e Araçatuba. A regularização visa coibir as ações de invasores de terras como as ocorridas no Carnaval em São Paulo e fora do estado, como as promovidas pelo MST na Bahia.