Search
Close this search box.

INPE mostra aumento de desmatamento na Amazônia e desmente governo Lula

O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) informou que os alertas de queimadas na região conhecida como Amazônia Legal já quebraram o recorde para fevereiro, faltando ainda quatro dias para o término do mês.

De acordo com o INPE, os satélites de observação ambiental mostraram que 209 quilômetros km² foram desmatados na Amazônia Legal, segundo dados apurados até 17 de fevereiro. Esses números são os mais altos para o período desde 2015, início de computação dos dados da série histórica pela instituição governamental.

Para contabilizar todas as queimadas ocorridas em fevereiros, os cientistas ainda esperaram o fechamento do ciclo, que se encerra em 3 de março.
A Amazônia Legal é composta por florestas distribuídas por Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de trechos do estado do Maranhão.

Ainda, no final da gestão Bolsonaro (que deixou Brasília em 31 de dezembro), os dados equivalentes a janeiro (portanto, sem ainda medidas efetivas do governo Lula), relacionados ao índice de desmatamento tinham despencado 61%. Os técnicos do INPE, entretanto, disseram que “a maior cobertura de nuvens na atmosfera podem ter atrapalhado a medição.”

INPE provoca choque de realidade em Marina Silva

A notícia do aumento nas queimadas surtiu como um choque de realidade para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede). Em participação recente no Fórum Econômico de Davos, na Suíça, Marina já havia afirmado sem qualquer base científica, e de forma sensacionalista, que “mais de 120 milhões de cidadãos brasileiros passavam fome”.

Depois, durante visita oficial aos Estados Unidos, a ministra declarou que “o desmatamento na Amazônia já havia caído 60%”, desde sua posse no cargo. Silva esqueceu apenas de mencionar que o governo Lula não havia sequer dado início às medidas que eventualmente influenciassem no desmatamento no período de janeiro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *