Search
Close this search box.

Inflação em alta: BC alerta para escalada dos preços em 2024 e 2025

Inflação

No final de semana, a alta cúpula do governo Lula fez reunião de emergência para tentar evitar disparada da inflação

O mais recente boletim Focus divulgado nesta semana pelo Banco Central comprovou o que os consumidores têm observado nas prateleiras dos supermercados. Com a escalada dos preços dos alimentos, a perspectiva para a inflação brasileira voltou a sugerir alta para este ano e também para 2025.

Conforme os economistas ouvidos pelo BC, a estimativa para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) – utilizado como “termômetro” oficial inflacionário – apontou crescimento de 0,01 ponto percentual sobre o prognóstico da semana anterior. Com isso, a expectativa é de que a inflação anual seja de 3,76% em 2024.

Já para 2025, os analistas aumentaram em 0,02 ponto percentual, o que deve levar o IPCA a 3,53%.  De acordo com o Banco Central, a meta oficial para a inflação em 2024, 2025 e 2026 está na casa de 3%, com margem de erro de 1,5 ponto percentual.

Inflação em alta acende alerta no governo Lula

Como Paradoxo BR mostrou, a alta dos preços levou o governo Lula a realizar uma reunião de caráter emergencial para buscar saídas e evitar a disparada da inflação.

“Teremos estratégias para direcionar o crescimento da produção de arroz, feijão, trigo, e estamos atentos a essas medidas estruturantes. Se os preços não baixarem, podemos tomar outras medidas governamentais que serão estudadas pela equipe econômica”, admitiu o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aproveite 20% OFF