Guerra ao Terror – Resumo das notícias – 15º e 16º dias de combate ao Hamas
Resumo do final de semana – 21-22 de outubro
*As autoridades de Israel entraram em alerta máximo, após quase 40 caminhões com ajuda humanitária cruzarem a Faixa de Gaza via fronteira com o Egito, em Rafah. A operação começou no sábado (21), com o envio de 17 cargas contendo suprimentos médicos e alimentos para as comunidades afetadas pelo combate ao Hamas, e prosseguiu no domingo (22) com mais 20 cargas direcionadas aos palestinos.
*O Secretário de Defesa dos EUA, Austin Lloyd, confirmou que irá ampliar o poderio de defesa aérea no Mediterrâneo. Segundo Lloyd, a medida foi tomada para reforçar a proteção a Israel em virtude do aumento das tensões na região. Até o momento, dois porta-aviões foram enviados ao Oriente Médio: o USS Gerald R. Ford e o USS Dwight Eisenhower.
*As Forças de Defesa de Israel confirmaram a morte de diversos integrantes do Hamas e Jihad Islâmica após bombardeio à mesquita Al-Ansar em Jenin, na Cisjordânia. Segundo os militares, o local era usado para planejar ataques terroristas, incluindo outra investida semelhante à ocorrida em 7 de outubro.
Israel x Hamas: a guerra continua no final de semana
* Mais 14 comunidades situadas na fronteira com o Líbano devem ser evacuadas nas próximas horas, após uma série de ataques executados pelo Hezbollah nos últimos 15 dias. O governo israelense pretende realocar os desabrigados em conjuntos habitacionais.
*O Centro Nacional de Medicina Forense de Israel confirmou a prática de tortura contra vítimas do ataque-surpresa do Hamas, em 7 de outubro. A equipe – formada por médicos locais e voluntários de diversos países – confessou não ter conseguido segurar as lágrimas diante da brutalidade constatada nos exames.
*Os terroristas do Hamas que invadiram a Faixa de Gaza há duas semanas usaram uma droga sintética chamada Captagon para facilitar a captura, tortura e morte dos israelenses. As pílulas – traficadas pela fronteira da Turquia – foram encontradas nos bolsos de quase todos os integrantes do grupo abatidos pela defesa israelense.