Guerra ao terror: Boletim do 41º dia de combate ao terrorismo
Resumo da Quinta-Feira – 16 de Novembro
* Com apoio do Brasil e mais 11 países, o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou uma resolução apresentada por Malta para encerramento provisório do conflito entre Israel e Hamas. O texto do país europeu propõe a troca de reféns por “pausas e corredores humanitários prolongados” por toda a Faixa de Gaza.
*As potências com poder de veto – EUA, Rússia e Reino Unido – decidiram se abster. Em outubro, os norte-americanos votaram contra a proposta brasileira, que também havia recebido 12 votos favoráveis.
*Enquanto a ONU tenta convencer os envolvidos no conflito, Israel anunciou nesta quinta-feira (16) o início da segunda fase da ofensiva por terra na faixa de Gaza. O ministro da Defesa, Yoav Gallant, confirmou a conquista do lado ocidental da região, antes tomada pelo Hamas.
Guerra ao Terror – Shin Bet a caminho do Egito?
*Um soldado israelense morreu nesta quinta-feira após um ataque na Rota 60, ao sul de Jerusalém. O incidente ocorreu após o militar passar pelo ponto de checagem na entrada da cidade, onde foi atingido por disparos de três terroristas palestinos.
*As Forças de Defesa de Israel confirmaram ter encontrado dados relacionados a um refém do Hamas, Ori Magidish. As informações estavam em um computador no subsolo do hospital Shifa, retomado pelos militares nesta semana.
*Diversos veículos da mídia apontam que o serviço de segurança nacional, Shin Bet, está perto de anunciar um acordo para a soltura de 240 reféns sob custódia do Hamas. Segundo a mídia internacional, o chefe do Shin Bet, Rone Bar, teria partido ao Egito para concluir a negociação.