Gripe Aviária acende sinal de alerta no Governo de São Paulo. Equipes especializadas já começaram a fiscalizar áreas com suspeitas da doença
O governo de São Paulo já começou a tomar providências sanitárias que visam conter o agravamento da gripe aviária em todo o estado. As medidas foram tomadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) por meio do programa estadual de Sanidade Avícola (PESA).
Segundo a SAA, 520 aves foram examinadas no percurso de 80 quilômetros do litoral de Cananeia. O objetivo foi comparar amostras dos animais com o patógeno da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade.
Além da inspeção na costa, foram fiscalizadas 32 residências com criadouros onde 235 aves passaram por testes virais.
Gripe aviária em São Paulo – o diagnóstico
De acordo com as equipes de especialistas do Governo Tarcísio (Republicanos), não existe no momento suspeitas de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade no Estado de São Paulo em análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária.
A Defesa Agropecuária informou que não existe qualquer restrição ao consumo de ovos e carne de aves em razão dos focos existentes no Brasil.
“A defesa agropecuária ainda conta com o apoio de produtores, responsáveis técnicos e demais profissionais da avicultura que seguem intensificando as medidas de biosseguridade, para que a doença permaneça longe dos plantéis comerciais”, afirmou o coordenador do órgão, Luís Fernando Bianco.
O governo paulista alerta para que suspeitas de casos de gripe aviárias sejam divulgados por meio do e-mail pesa@cda.sp.gov.br ou no site oficial.