Governo Lula contará com ajuda dos Emirados Árabes para fortalecer a ditadura cubana
S.O.S Cuba – e com dinheiro do povo brasileiro. O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta quarta-feira (14) o envio de 125 toneladas de alimentos para o governo cubano.
Os embarques de produtos brasileiros para a ditadura de Miguel Díaz-Canel contam com uma diversidade de cereais, incluindo sacas de soja, milho e arroz. A operação será coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) em parceria com os Emirados Árabes.
A ação faz parte de um acordo de ajuda a Cuba firmado com em 2023 na COP-28 – a conferência da ONU sobre mudanças climáticas.
Deputado protesta contra ação do governo Lula
Agredido no ano passado pelo petista Washington Quaquá em plena Câmara, o deputado federal Messias Donato (Republicanos-ES) protestou contra o uso de recursos que poderiam favorecer os mais pobres para colaborar com o regime autoritário de Havana.
“Além de humilhar os brasileiros mais humildes, *o governo Lula) inventa justificativas para fortalecer ditaduras como a de Cuba”, afirmou o parlamentar.
Por meio de nota, o Itamaraty explicou que o envio dos alimentos produzidos pelo agro nacional faz parte de uma proposta enviada ao G20 para garantir a segurança alimentar.
“A operação conjunta tripartite alinha-se ao espírito da proposta da presidência brasileira do G20 de estabelecer uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, destacou o Itamaraty em nota.