Com cerca de 7 mil contratações, Lula estourou o número de contratações para o funcionalismo pela primeira vez desde 2016
Informações divulgadas pelo Painel Estatístico de Pessoal (PEP) apontaram que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerrou 2023 com 572 mil servidores públicos – número que representa alta de 65% em relação à gestão anterior de Jair Bolsonaro (PL).
Superando países socialistas como Cuba e Venezuela, o governo Lula III encerrou o ano passado com 38 ministérios e 6.874 funcionários a mais do que em 2022. A quantia foi responsável pela 1º inchaço da máquina pública desde o segundo governo de Dilma Rousseff (PT).
Ministério reclama que “faltaram servidores” no ano passado
Como justificativa para o crescimento excessivo do número de servidores, o Ministério da Gestão e da Inovação, chefiado por Esther Dweck, disse que as contratações foram necessárias para “equilibrar a falta de reposição de servidores durante os últimos seis anos”.
A pasta ainda adiantou que as contratações não pararam em 2023. Para este ano, a previsão é de abrir mais 10 mil postos de trabalho.