Search
Close this search box.

Governo Lula compra insulina da China sem aprovação da Anvisa

Governo Lula Insulina

Governo Lula diz que foi alertado em março pela falta iminente do medicamento. Sociedade Brasileira de Diabetes demonstra preocupação com a qualidade da insulina chinesa

O Ministério da Saúde alegou nesta segunda-feira (15) que precisou apelar para compras sem licitação em razão da falta do medicamento insulina nos estoques do SUS – o Sistema Único de Saúde. A encomenda em caráter emergencial teria ocorrido após o Tribunal de Contas da União (TCU) alertar o governo Lula sobre o risco de carência do produto.

De acordo com a pasta, a aquisição foi feita junto a fabricantes chineses que não possuem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo.

De acordo com a reportagem, 1,3 milhão de frascos de insulina foram comprados junto à Globalx Technology Limited. A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) questionou a qualidade dos remédios.
“Temos receio acerca dessa nova compra”, apontou Lvimar Araújo, da SDB. “A Anvisa desconhece o produto e nosso medo é a qualidade dele”, ressaltou.

Já a empresa chinesa garante que os medicamentos seguirão todos os critérios de segurança para o fornecimento ao Brasil. A insulina teria certificado comprovado pelo equivalente chinês da Anvisa, a National Medical Products Administration.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *