Search
Close this search box.

Governo Lula ameaça aumentar litro do diesel para garantir novo “caminhão popular”

Governo Lula diesel

Governo Lula pretende antecipar reajuste do diesel para garantir mais arrecadação. Estratégia viabilizaria desconto para o projeto que seria do carro popular e virou “caminhão popular” da noite para o dia

 

O governo Lula deve promover novos aumentos do diesel para garantir o desconto no preço final do prometido “carro popular” (e que virou caminhão/ônibus popular) da gestão petista. A proposta foi sugerida na semana passada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cuja política tem se destacado pelo acúmulo de novos impostos e “reonerações”.

Segundo informações de bastidores, a antecipação da “reoneração do diesel” (leia-se reajuste dos impostos) aconteceria em setembro de 2023 e janeiro de 2024. Com a aplicação da nova regra, a previsão de arrecadação para os cofres federais deverá ficar em até R$ 3 bilhões. De acordo com os cálculos da equipe de Haddad, cerca da 50% dos impostos federais que entrariam para o governo financiariam metade do pacote de benesses para a indústria automobilística.

Governo Lula explica novo “carro caminhão popular”

O “carro popular de Lula” deveria sair do papel com abatimento no valor final para veículos com preços de até R$ 120 mil, com a isenção de PIS/COFINS . As regras entrariam numa medida provisória com duração de até 4 meses, com benefícios apenas a pessoas físicas. Porém, nesta segunda-feira (5), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o programa foi remodelado para atender o mercado de caminhões e ônibus.

“A gente repaginou o programa e ele ficou mais voltado ao transporte coletivo e ao transporte de carga, mas o carro também está contemplado”, afirmou o ministro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *