O ministério da Saúde confirmou não ter capacidade de imunizar a faixa prioritária da população contra a dengue. O estoque atual do governo é de 5 milhões de doses, quando seriam necessárias 30 milhões
Após anunciar que priorizaria as vacinas nacionais a adquirir vacinas japoneses no ano passado, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que o Brasil não possui o estoque necessário para imunizar a população da dengue. Segundo a titular da pasta, no momento existem 5 milhões de doses, suficientes apenas para atender 2,5 milhões.
A ministra também confirmou que o número de doses não irá cobrir a faixa prioritária de 6 a 16 anos, segundo dados atualizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ao todo, essa camada da população soma 30,5 milhões.
Brasil teve recorde de mortes por dengue em 2023
iDe acordo com o sistema de Informação de Agravos de Notificação, o Brasil bateu o recorde de mortes por dengue, com 1.094 óbitos em 2023. A vacina Qdenga foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro do ano passado.