Governo de São Paulo e prefeitura paulista disponibilizaram o “Segurança Escolar” e o App Alerta SP
Em uma semana dominada por boatos e ameaças de ataques às escolas brasileiras, o governo de São Paulo anunciou uma série de medidas preventivas para proteger alunos e professores.
O App 190, disponível para Android e IOS, ganhou um recurso extra. Além de agilizar o atendimento policial, o botão de atalho Segurança Escolar foi adicionado para denunciar ocorrências em unidades de ensino paulistas.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o upgrade feito no 190 proporciona que o aluno acione as autoridades dentro da própria sala de aula.
O dispositivo é habilitado a anexar prints de mensagens de redes sociais e solicitar apoio policial. A ideia é que o atalho Segurança Escolar sirva como protótipo para um app único destinado ao setor de ensino.
Governo e prefeitura de SP dão resposta com app de emergência
A prefeitura de São Paulo também se movimentou para garantir mais recursos de segurança para os aluno. Além de poder contar com o 190 estadual, a administração da capital paulista lançou o app de emergência Alerta SP, capaz de atender as 4 mil unidades de ensino da metrópole, sejam particulares ou públicas.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, o recurso ficará disponível, inicialmente, para diretores, assistentes de direção e coordenadores das escolas.
“A ideia é que, em, no máximo cinco minutos, de três a cinco minutos, a viatura esteja na escola para atuar”, prometeu o secretário.