Governo Bolsonaro teve PIB acumulado de 4,5% entre 2020 e 2022, ficando à frente das principais economias da Europa e membros do G7
O governo Jair Bolsonaro obteve o 10º melhor desempenho econômico entre as 20 maiores potências mundiais durante a pandemia de covid-19. As informações foram comprovadas pela agência de classificadora de risco Austin Rating, tendo como base dados fornecidos pelo IBGE e Fundo Monetário Internacional.
De acordo com a apuração, a alta do produto interno bruto (PIB) acumulado no Brasil entre 2020 e 2022 foi de 4,5%. Já o crescimento mundial nesse período foi de 6,8%.
Governo Bolsonaro x G7
Em termos comparativos com países do G7, o Brasil superou o desemprenho de Itália, França, Alemanha, Reino Unido e Espanha.
De acordo com a pesquisa, a China – onde a pandemia de covid-19 surgiu – foi o país com melhores resultados, com PIB de 14,2% entre 2020 e 2022. Os EUA – maior potência global – teve crescimento bem inferior, com alta de 5,1% em três anos.
Como o Paradoxo BR mostrou, o governo Bolsonaro encerrou 2022 com a menor taxa de desigualdade social da história do país, apesar da crise puxada por lockdowns e outras medidas restritivas. O critério de bom desempenho ainda coloca na balança os efeitos causados pela guerra entre Rússia e Ucrânia.