Estado que foi governado pelo atual ministro do STF, Flávio Dino de 2015 a 2022 é apontado pelo IBGE como o pior do país em coleta de lixo
O estado do Maranhão é atualmente a pior unidade da federação no quesito coleta de lixo. A informação é baseada no mais recente Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgado nesta sexta-feira (23).
Segundo a pesquisa, cerca de 30% dos quase 7 milhões de habitantes vivem sem o serviço adequado para recolhimento, reciclagem ou descarte de detritos. O percentual representa cerca de 2 milhões de maranhenses em condições precárias.
Mais de 18 milhões de brasileiros ainda não têm coleta de lixo
No total nacional, o IBGE aponta que, em 2022, aproximadamente 18 milhões de brasileiros ainda não haviam sido contemplados com a coleta de lixo. O montante é o equivalente a cerca de 36% da população nacional.
Localizado na região Nordeste do país, o estado do Maranhão é governado por Carlos Orleans Brandão Júnior, do PSB. O partido é o mesmo de Flávio Dino – recentemente nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal. Dino esteve à frente do Maranhão entre 2015 e 2019.
A pesquisa completa do IBGE está no site oficial do órgão.