Search
Close this search box.

General de Lula deu ordem para Abin forjar documento com alertas sobre o 8 de janeiro. Entenda o caso

General G. Dias – então chefe do GSI de Lula – ordenou à Agência Brasileira de Inteligência que apagasse da minuta os 11 alertas sobre possíveis invasões em 8 de janeiro. Dias recebeu as informações por WhatsApp, segundo jornal

Menos de 24 horas após a aprovação dos primeiros requerimentos para depor na CPMI do 8 de Janeiro, uma nova e minuciosa apuração confirmou que o então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, General Gonçalves Dias, deu a ordem para a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) deletar os alertas sobre a possibilidade de invasão dos três poderes. As informações foram divulgadas pela Folha de S. Paulo.

General de Lula atuou nos bastidores

 

Segundo a matéria da Folha, G. Dias deu a ordem para omitir da minuta da Abin os 11 alertas recebidos por ele via WhatsApp, entre 2 e 8 de janeiro, de forma extraoficial.

Desta forma, o tramite não seria tratado em canais oficiais do governo Lula. Esse relatório já adulterado foi enviado em 20 de janeiro à Comissão de Atividades de Controle de Inteligência (CCAI) do Congresso Nacional.

 

Documento original ficou sob os cuidados de G. Dias

Pelas regras do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), o General Gonçalves Dias é o encarregado de gerenciar documentos do gênero. A partir de sua tutela, somente Dias poderia ter distribuído os relatórios de inteligência para as demais autoridades da república. Isso descarta o manuseio dos relatórios por terceiros. O documento original contendo os 11 alertas chegou ao alcance do Senado somente em maio, onde foi comparado com o adulterado.

Diretor da Abin pediu demissão

Saulo Moura da Cunha: ex-GSI e Abin

Saulo Moura da Cunha era o chefe da Abin no momento em que a minuta foi alterada por Dias. Cunha trocou o setor de inteligência pelo GSI, mas pediu exoneração da pasta no início de junho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *