Gabriela Hardt volta a subir o tom contra Lula. Juíza que condenou petista substitui o afastado Eduardo Appio, investigado pela justiça
Com a suspensão imediata de Eduardo Appio da 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, a juíza Gabriela Hardt assume a partir desta semana o julgamento dos processos da Lava Jato. Hardt é a mesma magistrada que sentenciou Lula a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. A sentença seria ampliada a mais de 12 anos por juízes do TRF-4 e STJ.
Gabriela Hardt substituiu Sergio Moro na Lava Jato
Gabriela Hardt substituiu Sergio Moro à frente dos processos da Lava Jato no final de 2018. Sua atuação foi possível após a saída de Moro, convidado pelo então presidente Jair Bolsonaro para assumir o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública.
“Se o senhor começar nesse tom comigo, a gente vai ter problema”
A juíza federal Gabriela Hardt ganhou fama após travar uma discussão com Lula durante uma das oitivas de seu julgamento.
LULA – Mas, doutora, eu só queria perguntar, para o meu esclarecimento, porque eu estou disposto a responder toda e qualquer pergunta: eu sou dono do sítio ou não?
HARDT – Isso é o senhor quem tem que responder, não eu, doutor, e eu não estou sendo interrogada nesse momento – respondeu Hardt.
LULA – Não, quem tem que responder é quem me acusou – disse Lula.
HARDT – Doutor, e assim, senhor ex-presidente, esse é um interrogatório e se o senhor começar nesse tom comigo a gente vai ter problema. Então, vamos começar de novo: eu sou a juíza do caso, eu vou fazer as perguntas que eu preciso para que o caso seja esclarecido para que eu possa sentenciá-lo ou para que um colega possa sentenciá-lo.