2x”Gabinete do Ódio” ao ataque: Alexandre Garcia e Steh Papaiano entraram na mira do governo Lula com ataques virtuais e abuso de autoridade
Em menos de uma semana, dois jornalistas foram vítimas de ataques de milícias digitais ligadas ao governo Lula, o chamado “gabinete do ódio petista”. O primeiro alvo foi o consagrado comentarista Alexandre Garcia.
Após apelar por investigações sobre suposta abertura de comportas de represas em cidades atingidas pelas fortes chuvas em 6 de setembro, a Advocacia-Geral da União acusou o comentarista da Oeste Sem Filtro de espalhar fake news.
O meu esclarecimento sobre a reação do Governo:
Prefeitos querem transparência nas barragens das Antas – Alexandre Garcia https://t.co/97oc1sf6Uy via @YouTube— Alexandre Garcia (@alexandregarcia) September 12, 2023
A bola da vez, contudo, é a analista política Steh Papaiano. Quase pelo mesmo motivo, Papaiano se viu obrigada a registrar um boletim de ocorrência na delegacia que apura crimes cibernéticos, após receber uma enxurrada de ameaças no Twitter (atual X.com). A influenciadora ganhou apoio do ex-deputado estadual Douglas Garcia.
O motivo: um simples questionamento sobre a suspeita de “doações midiáticas” de suprimentos às vítimas de mais de 90 municípios gaúchos que ficaram debaixo d’água.
“Parece que é persecução, como meio de cortina de fumaça porque o governo está fazendo muitas coisas erradas”, aponta a analista e especialista em direito ao Paradoxo BR
“Para levantar a militância eles colocaram os cães para perseguir as pessoas. Tenho um alvo no meu peito agora”, lamenta.
Entre os “cães” referidos por Steh Papaiano está um dos responsáveis pelas matérias da “Vaza Jato” no site The Intercept, Leandro Demori, que interpelou uma postagem, orientando um exército de bots (robôs programados para ataques em massa) para denunciar o conteúdo por “fake news”.
“Além do criminal, vou abrir denúncia federal e um processo civil de danos”, complementa a influenciadora.
Crise no gabinete do ódio petista
Enquanto os representantes da direita foram bombardeados pelas verdadeiras milícias da internet, do outro lado do espectro político o ex-deputado Jean Wyllys trocou farpas com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta.
O ex-BBB acusou Pimenta de ser “mau caráter”, ao tentar manipular a opinião pública no incidente com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
“Paulo Pimenta fez esse trabalho de defenestração da minha imagem de maneira sórdida. E eu digo sem medo: Paulo Pimenta é um mau-caráter!”, acusou o vencedor do reality show da Globo.